FIG discutirá mudanças na ginástica essa semana

A Federação internacional de Ginástica (FIG) está em Melbourne, Austrália, para a realização do Conselho, uma reunião anual na qual é decidia os principais pontos das modalidades para o ano, ou mesmo para o ciclo.

Entre os tópicos a serem discutidos esta semana destacam-se o sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), as mudadas no calendário e escolha de cidades para os próximos Campeonatos Mundiais, e a redução no número de componentes da equipe olímpica de 5 para 4.

Sistema de qualificação para oa JO-2016

Bruno Grandi, presidente da federação, tem mostrado interesse em transformar as etapas de Copa do Mundo e Campeonatos Continentais em competições classificatórias para os Jogos Olímpicos, pois segundo ele "trará mais prestígio a pequenos campeões e trará mais oportunidades a atletas e nações pequenas de conseguir uma vaga nas olimpíadas". Sua proposta parao ciclo de 2017-2020 inclui reduzir o tamanho das equipes de 5-4 ginastas, o que abriria 12 vagas para o masculino e 12 para o feminino. 

Segundo a FIG, a mudança na equipe é resultado de uma exigência do COI, que fixou em 98 o número de ginastas competindo em uma olimpíada. A federação apenas decidirá como essa seleção será feita, pois atualmente 60 desses ginastas estão distribuídos nas 12 equipes, com 5 atletas cada, classificadas com base nos resultados do campeonato pré olímpico e no evento teste que acontece meses antes da olimpíada.

A proposta do Comitê Executivo é de que essas 24 vagas remanescentes sejam usadas para selecionar atletas em etapas da Copa do Mundo e Campeonatos Continentais, para que todos os continentes sejam representados nos Jogos.

Conselho de 2016 e Campeonato Mundial de 2019

Stuttgart (ALM) and Roterdão (NED) demonstraram interesse em hospedar a edição de 2019 do Campeonato Mundial, um dos mais importantes do próximo ciclo ppr ser a última grande competição antes dos Jogos de Tóquio. Ambas as federações já sediaram duas edições da competição: Stuttgart em 1988 e 2007, Roterdã em 1987 e 2010.

O Conselho também decidirá o local para a realização do conselho em 2016, que acontecerá também em maio. As duas cidades cotadas para o evento são Baku (AZE) e Bangkok (TAI). O próximo congresso, que acontecerá em outubro do ano que vem, no Japão, será para escolher o novo presidente da FIG.

Sem comentários