#Euros2016: Steingruber, Downie e Mustafina são as campeãs por aparelhos!

O último dia de competições do Campeoanto Europeu de Berna aconteceu ontem com as finais por aparelhos para as ginastas adultas e juvenis. A ginasta suíça Giulia Steingruber fora a grande campeã do dia, conquistando duas medalhas de ouro (VT e FX). Becky Downie e Aliya Mustafina fora as vencedoras, respectivamente, nas barras assimétricas (UB) e na trave (BB). 

Steingruber com uma de suas duas medalhas de ouro (IG)

Salto

A primeira final do dia foi a final do salto. A grande favorita era a atleta anfitriã Giulia Steingruber, que havia se classificado em primeiro para esta final. A atleta confirmou o favoritismo realizando dois bons saltos, apesar da carpa do corpo - que deveria ser esticada no fim dos saltos. Ellie Downie ficou com a prrta, a menos de 0.05 da medalha de ouro, enquanto Kseniia Afanaseva ficou com o bronze. Não houve alteração de ordem com relação a classificação das três primeiras colocadas. 

Barras assimétricas

Única final em que todas as três medalhistas conseguiram notas acima dos 15 pontos. A final desse aparelho começou logo após o salto e com uma crítica levantada por muitos fãs do esporte: a substituição da russa Angelina Melnikova por Daria Spiridonova era justo, uma vez que a primeira conseguiu a vaga (aqui)? A grande vencedora fora a britânica Becky Downie, com 15.5, seguida pelas russas Daria Spiridonova (15.466) e Aliya Mustafina (15.1), que perdeu uma ligação na série e não marcou corretamente os giros na parada de mãos. 

Trave de equilíbrio

Foi uma final bastante interessante, uma vez que nenhuma das finalistas caiu do aparelho. Foi a primeira final de trave em um evento internacional nessa década em que isso aconteceu. Aliya Mustafina, contrariando toda as previsões após aquele treino de pódio desastroso, levou o ouro com uma apresentação quase perfeita e conquistou 15.1, uma boa pontuação para uma competição internacional. A francesa Marine Boyer ficou com a prata e a romena, grande favorita a conquistar o ouro no aparelho, ficou com o bronze, após alguns desequilíbrios, perda de ligações e penalização por terminar após um minuto e meio. 

Solo

A última final da competição, tradicionalmente, foi a do solo. Giulia Steingruber apresentou sua série mais forte, que somou 6.4 pontos de composição, e conquistou o ouro com a maior nota do evento no aparelho: 15.2. Ellie Downie ficou com a prata e Catalina Ponor com o bronze, mais uma vez. A britânica Claudia Fragapane, uma das grandes favoritas ao título, já que havia se classificado com a maior nota, ficou apenas na quarta posição. 

Você encontra os resultados completos aqui, e os vídeos da competição aqui

Sem comentários