Ginasta do mês: Ludmilla Tourischeva (URSS)

Nome: Ludmilla Ivanovna Tourischeva
Data de nasc.: 07/10/1962
Representante da: União Soviética
Medalhas Olímpicas: nove (4; 3; 2)
Medalhas Mundiais: onze (7; 2; 2)
Medalhas Europeias: quatorze (8; 2; 4)
IGHF: sim (1998)
ID FIG: 672





Ludmilla Tourischeva, nascida em Grózni, na Chechênia, é uma das mais bem sucedidas ginastas de todos os tempos. Nove vezes medalhista olímpica; onze vezes medalhista em Campeonatos Mundiais e quatorze vezes premiada em torneios europeus. Começou na ginástica aos 10 anos de idade e pouco tempo depois já se destacava nas competições nacionais e regionais. No ano de 1967 venceu a disputa do concurso geral da Copa Soviética. Daí em diante, foram diversas competições e mais resultados obtidos; medalhas em copas do mundo, competições nacionais, Campeonatos do Mundo e Olimpíadas.

Em 1968, Lud competiu nos Jogos Olímpicos na Cidade do México; Nesse evento ela não teve uma aparição de destaque, tendo conquistado a medalha de ouro na disputa por equipes; No ano seguinte a atleta começou a realmente se destacar e escrever o seu nome na história da Ginástica Artística. Competiu no Campeonato Europeu, no Campeonato Nacional da URSS e mais uma vez na Copa Soviética, nos quais conquistou medalha no Individual Geral.
As medalhas conquistadas até então, com exceção do ouro nos Jogos Olímpicos, ainda não provavam o valor dela como atleta; Nos anos posteriores, conquistou o ouro no Concurso Geral, Solo e Equipes do Mundial de Ljubljana (1970), além de medalha no salto e nas assimétricas; No Europeu de Minsk (1971) também venceu o AA* e conseguiu medalhas em todos as demais finais que participou.

Mesmo ela tendo participado de diversas competições e vencido várias vezes, nenhum evento esportivo foi tão importante desportivamente para ela como os Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique. Lá a atleta venceu a final do all around, tornando-se a segunda atleta (na época) a conquistar o título europeu, mundial e olímpico neste evento; Arrebatou o ouro por equipes e mais duas medalhas. Depois daí, Tourischeva ainda acumulou grandes conquistas e se aposentou após a sua terceira participação olímpica, em 1976.

Sem comentários